Apresentação do Curso Madeira

Em nossa jornada participando ativamente junto aos profissionais da construção civil e instituições, vimos que há uma tremenda falta ou desencontro de informações para o uso correto da madeira, provocando sua deterioração no decorrer do tempo gerando equivocadamente um mau conceito quanto a sua durabilidade e resistência como também divergências quanto à ótica ecológica.

O uso da madeira na construção civil torna-se cada vez mais evidente nos países desenvolvidos, a madeira está sendo utilizada em edificações de grande porte, com vãos livre maiores que 150 mt provando ser um material de excelentes características físicas e mecânicas com também de durabilidade, alem disto estão convictos que o uso da madeira é a única solução viável de prender e armazenar carbono, e também o material que usa a menor quantidade de energia, ex. para obter uma tonelada de alumínio 12.600.000 kcal, de aço 3.000.000 kcal, de cimento 780.000 Kcal e da madeira 2.400 kcal, só estes fatores provam ser seu uso ecologicamente correto e obrigatório.

Quanto sua durabilidade há palácios e templos de estrutura de madeira com milhares de anos, construções mais antigas que as pirâmides que ainda estão em pé. Vemos então que o problema é a falta de informação e tecnologia de uso o que instituições acadêmicas principalmente nos países desenvolvidos tem vindo pesquisando e disponibilizando.

Para difundir algumas destas informações criamos o Curso Madeira, é mais um passo em direção ao nosso objetivo, levando informações importantes a parceiros e àqueles que prestam serviços à população, principal cliente dos profissionais da área tecnológica. Por isso, continuamos com esse propósito, visando garantir a segurança das edificações, com informações, produtos e serviços de alta tecnologia e qualidade.

Estes cursos visam esclarecer questões como:

[checklist arrows=”yes”]

[/checklist]

Temas abordados:

[checklist arrows=”yes”]

[/checklist]

A duração deste curso é de seis horas, pois pela extensão e complexidade dos assuntos o tempo limitará a profundidade com que serão abordados, e caso oportuno pode ser dividido em duas etapas.

Você encontrará dicas sobre a melhor maneira de especificar, comprar e empregar o material madeira, os cuidados de uma manutenção correta, orientações quanto à prevenção de patologias em edificações, exemplos de detalhes de uso correto da madeira no projeto, tratamentos ou sistemas de controle. Também prever problemas de acordo com o tipo de edificação e o uso e à que se vai destinar, ex. residência, indústria de alimento, farmacêutica, hospital, hotel, etc.

Pontos fracos e fortes da madeira e como e onde buscar informações e propriedades de cada espécie (resistência mecânica, resistência a insetos e fungos, fatores de contração, etc.).

Portanto o curso é bastante condensado e técnico e visa dar conhecimentos ao engenheiro ou arquiteto para projetar e usar corretamente a madeira conhecendo seus limites e empregar simples detalhes que eliminam riscos de deterioração proporcionando vida longa e estável a este material.

Acompanha apostila e um vasto material áudio visual, ministrado por Eng. Florestal com especialização em Tecnologia da Madeira e Controle Integrado de Pragas.

Qualquer duvida ou maiores esclarecimentos estamos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Podemos te ajudar?