(11) 5182-5800 - (11) 5181-7700
insetcenter@cupimfim.com.br

Controle de Pragas Urbanas

Praga é qualquer animal indesejável ao meio em que se vive e/ou que provoque prejuízos. Estas pragas, dependendo da situação, são prejudiciais à saúde das pessoas ou à saúde das edificações. Podem muitas vezes provocar danos irreparáveis, causando morte às pessoas ou às edificações.São mais conhecidas como pragas urbanas: cupins, brocas, baratas, formigas, ratos, pombos, entre outras.
Para compreender o poder, prevenir e curar as patologias oriundas pelas pragas urbanas seguem dicas de características, hábitos e métodos de controle de algumas delas, enfocando as mais comuns que causam maiores danos como; algumas espécies de cupins, brocas ou carunchos, formigas, ratos e pombos.

Você Sabia…Que qualquer edificação de alvenaria ou madeira, ambiente que seja de produção, residencial, lazer, etc., está sujeito ao ataque de pragas. Sua presença e proliferação, está diretamente ligada aos seguintes fatores: abrigo necessário para seu desenvolvimento e reprodução; alimento disponível para sua manutenção e sobrevivência; acesso ou facilidade de entrada e permanência no ambiente.

Você Sabia…Que a finalidade do Controle de Pragas é apresentar técnicas e hábitos para prevenir, amenizar e/ou controlar as pragas urbanas.

Você Sabia…Que existem varias espécies de cupins (no Brasil aproximadamente 800), mas apenas algumas dezenas destas espécies se adaptam ao meio urbano, e dentro deste grupo encontramos as espécies que têm o maior poder de destruição em nossas edificações, chamados de cupins subterrâneos.

Você Sabia… Que geralmente se descobre a infestação de cupins através das pistas deixadas por estes insetos nos locais de ataque e que as revoadas dos siriris ou aleluias no ambiente, no solo, em árvores, é indício seguro de infestação.

Você Sabia… Que o siriri é o cupim em sua forma alada, estes indivíduos são os reprodutores que tentarão se instalar nos locais propícios a cada espécie para iniciar uma nova colônia. Se forem siriris de cupins de madeira seca, tentarão se instalar diretamente em frestas na madeira. Se forem siriris de cupins de solo, procurarão o solo de jardins, jardineiras, etc. para se instalar e próximo a uma fonte de madeira e de umidade.

Você Sabia… Que as revoadas ocorrem apenas nos meses quentes com a finalidade de procriação e fundação de novas colônias através da liberação dos reprodutores alados. Portanto geralmente quem aparece são os alados provenientes de colônias já existentes e bem desenvolvidas, que podem permanecer ativas durante dezenas de anos.

Você Sabia… Que aqueles grânulos amontoados que se acumulam próximo às peças de madeira afetadas são resíduos fecais dos cupins de madeira seca. Após os cupins eliminarem parte dos resíduos fecais pelos orifícios na madeira, eles os vedam novamente com uma película normalmente de coloração marrom.

Você Sabia…Que os cupins subterrâneos são sensíveis a luz, se locomovem e por locais escuros e protegidos, tornado-se praticamente invisíveis e de difícil percepção antes da infestação apresentar alto grau de ataque.

Você Sabia…O principal indício da infestação de cupins de solo é a presença de túneis em paredes, lajes, etc, ou material de terra vedante com que os cupins preenchem as frestas de batentes, rodapés, etc., e até mesmo em dutos elétricos.

Você Sabia…Que os cupins subterrâneos só atacam madeiras fixas como armários embutidos, rodapés, batentes, estruturas de telhado que devem ser cuidadosamente inspecionadas.

Você Sabia…Que pós a invasão de uma edificação, estes cupins irão se espalhar e demarcar seu território através das prumadas hidráulicas, pluviais ou elétricas, chafts, etc., construindo dezenas ou centenas de ninhos secundários ou acampamentos em lajes duplas ou entulhadas, caixões perdidos, paredes, etc., que possam se abrigar ou conseguir alimentos.

Você Sabia…Que estes espaços como; prumadas, chafts, lajes duplas, caixões perdidos, apesar de estarem entre e nos apartamentos, são áreas comuns.Portanto para combater estes cupins deve-se tratar estes espaços e geralmente no prédio todo. Não adianta tratar apenas móveis ou mesmo o apartamento, isto irá disseminar a praga e aumentar o problema.

Você Sabia… Que ataques de cupins subterrâneos em prédios na maior parte das vezes são de responsabilidade do condomínio e os danos causados podem ser atribuídos também ao condomínio.    Você Sabia…Que os cupins subterrâneos podem perfurar laje de concreto, paredes e por isto são chamados de cupins de concreto.

Você Sabia…Que aqueles insetos chamados de aleluias ou siriris são os futuros reis e rainhas e podem viver até 20 anos colocando de 5.000 a 10.000 ovos por dia.

Você Sabia…Que os cupins alem de atacarem as madeiras também atacam papéis, tecidos, sapatos, isopor, etc. Chegam a provocar acidentes fatais, como o desabamento de telhados e incêndios.

Você Sabia…Que os prejuízos causados pelos cupins subterrâneos vão muito além do que se imagina; podem perfurar mantas de impermeabilização, provocando infiltrações e conseqüentemente danos às estruturas de concreto, revestimento de cabos elétricos provocando panes em redes elétricas, telefonia, etc., e muitos outros materiais desvalorizando assim o imóvel.  Você Sabia…Que infestações e prejuízos causados por cupins podem ser considerados como vicio de construção, e neste caso, a construtora ou incorporadora é responsável pelos danos e sanar o problema. Você Sabia…Que na compra de um imóvel, mesmo usado, esteja oculto o fato deste ter infestação de cupins, a transação pode ser cancelada e ou o vendedor pode ter que indenizar o comprador.

Você Sabia…Que as formigas urbanas em função de seus hábitos de vida, são definidas como insetos sociais, tendo em suas colônias indivíduos e reprodutores estéreis e são capazes de transportar até 50 vezes o seu peso.

Você Sabia…Que uma das características principais das formigas urbanas é a forte tendência de subdividir e mudar a colônia de lugar freqüentemente.

Você Sabia… No meio urbano existe cerca de poucas dezenas de espécies de formigas;

Você Sabia… O uso indiscriminado de inseticidas em forma de aerosol contra formigas, pode promover, além da contaminação do ambiente, a fragmentação das colônias, aumentando o nível de infestação. As formigas percebem o produto e saem em busca de abrigos mais seguros;

Você Sabia…Que os ratos e camundongos possuem uma capacidade adaptativa que os credenciam a sobreviverem e proliferarem nos mais diversos ambientes, tal qual o homem, tornado-se uma praga de grande relevância.

Você Sabia…Que os pombos são aves comuns em quase todas as cidades brasileiras e em todos os meses do ano, sendo que poucos sabem do perigo à saúde pública que estes animais significam. Suas fezes além de transmitirem doenças (cegueira e algumas doenças graves), sujam e destroem o patrimônio, pois são ácidas e deterioram materiais.

Você Sabia… As fezes de pombos devem ser umedecidas antes de serem retiradas, para evitar a inalação de esporos de fungos e outras formas causadoras de doenças;

Você Sabia…Os pombos transmitem doenças através das fezes que podem conter fungos e outros microrganismos que causam doenças graves como a toxicoplasmose, criptococose, psitacose, salmonelose e outras.

Você Sabia…Que para prevenção de várias destas pragas, detalhes construtivos, tratamentos preventivos, limpeza geral, armazenamento adequado de lixo e detritos em local e forma apropriados, sejam no edifício ou em áreas livres, são as maneiras mais eficientes de proteção.

Você Sabia…Que o sucesso para o combate e controle da maioria destas pragas dependerá de estudos do ambiente, das espécies envolvidas, do bom senso, monitoramento do trabalho.