(11) 5182-5800 - (11) 5181-7700
insetcenter@cupimfim.com.br

Serviços

Insert Center

Conhecendo o que as pragas podem causar ao homem, fica evidente que devemos controlá-las.

Para controlá-las disponibilizamos vários métodos e sistemas:

  • Sistema CUPIMFIM (Sistema Permanente para o Controle de Cupins de Solo)
  • CIPRAX-CS (Metodo Convencional para o Controle de Cupins de Solo)
  • CIPRAX-ISCAS (Programa de Iscagem para Controle de Cupins de Solo)
  • CIPRAX- PCP (Programa Integrado para Controle de Pragas)

Sistema CUPIMFIM

Sistema CUPIMFIM é específico para o controle de cupins subterrâneos ou “cupins de concreto”, exclusivo e inédito no mercado, é preventivo e curativo, protege a edificação para o resto da vida, oferecendo economia, eficiência, além de valorizar e proteger seu patrimônio.

É o sistema mais eficaz do mercado, alem de permitir o uso de produtos biológicos, ou sintéticos em quantidades pequenas e com poder residual menor, proporcionando assim alta segurança ao meio ambiente.

O que é o sistema CUPIMFIM?

Sistema CUPIMFIM pode ser resumido em redes de irrigação sob a edificação, que implantadas estrategicamente no solo, construirá, sempre que necessário, as barreiras de translocação que protegerá o imóvel permanentemente.

foto

Estas redes são formadas por Dutos que são de polipropileno ou polietileno semirrígidos, não quebram, amassam ou estrangulam, duram centenas de anos e aguentam pressões superiores a 200 libras.

Estes Dutos contem inúmeras válvulas, que chamamos de Válvulas de Distribuição, estas estão posicionadas ao longo dos Dutos em intervalos de 30 cm e quando submetidas à pressão se abrem distribuindo uniformemente os produtos no solo formando as barreiras protetoras ou de translocação.

Conforme a edificação será implantado uma ou dezenas de redes e cada rede possui um Ponto de Abastecimento.

Os Pontos de Abastecimento é onde será conectada a bomba de pressão, que injetará os produtos nas redes. EstesPontos serão instalados em local estratégico a fim de não interferir na estética e nos hábitos dos moradores do imóvel quando for necessário efetuar as reposições de produtos.

Sistema CUPIMFIM foi desenvolvido, para que a qualquer tempo e necessidade possa veicular produtos sob a edificação protegendo você e seu patrimônio destas pragas.

Vantagens do sistema CUPIMFIM:

  • Este sistema é o mais eficaz no controle de cupins subterrâneos.
  • Este sistema valoriza o imóvel e protege a edificação para o resto da vida.
  • Sistema proporciona segurança ao meio ambiente, pois permite utilizar produtos biológicos ou produtos sintéticos em baixas quantidades e ainda com poder residual menor.
  • Baixo custo para instalar o sistema e você evita, prejuízos e danos futuros tanto os provocados pelos cupins como também pelos tratamentos convencionais.
  • O sistema é instalado no solo sob a edificação durante a construção e não altera a arquitetura nem a estética da edificação.
  • Quando no futuro for necessário repor produtos no solo não irá interferir nos hábitos locais assegurando uma aplicação rápida, limpa, eficaz, alem da segurança às pessoas, animais e ao meio ambiente, não sendo preciso adentrar a edificação, desocupar armários e nem perfurar pisos, paredes, etc., como é no tratamento convencional.
  • Não deixa odor.
  • O projeto é elaborado por uma equipe de engenheiros, instalado por técnicos especializados e o projeto do sistema é fornecido ao cliente.
  • Garante ao proprietário, construtor, engenheiro e arquiteto, tranquilidade e segurança.
  • Você define se quer utiliza-lo como preventivo ou curativo.
  • O sistema CUPIMFIM utiliza válvulas por isto não entope e garante aplicação uniforme por toda a rede, e por serem de POLIETILENO e POLIURETANO, não quebram, amassam como os sistemas com tubos de PVC furados.

Os profissionais responsáveis pela construção ou reforma de uma edificação, devem estar atentos às consequências da não prevenção das edificações ou de recomendar controle contra estas pragas, pois o CREA classifica danos causados por esta praga como vicio de construção, e além denegrir sua imagem pode implicar em indenizações por prejuízos materiais, paradas de produção, acidentes, danos morais e outros.

Implantação do sistema CUPIMFIM:

O sistema CUPIMFIM deve ser implantado durante o período de construção ou de reforma do imóvel, pois as redes aplicarão os produtos na terra, abaixo do contrapiso nas áreas edificadas.

Obs: Atenção a melhor hora para instalar o sistema é antes de se efetuar o contrapiso.

CIPRAX-SC ou Método Convencional!

A metodologia operacional para o controle de Cupins Subterrâneos pelo Método Convencional inicia-se com:

  • Estudo da infestação, espécie infestante, tempo e locais atacados, locomoção, abrigo e acesso da praga e outros dados colhidos na vistoria técnica.
  • Estudo da edificação através das plantas determinamos, tipo de estrutura, posição de redes hidráulica, elétrica, e outras.
  • Estudo do ambiente e do solo, hábitos locais e de uso da edificação.

Conjugando estas e outras informações uma junta de engenheiros agrônomos e florestais, irão definir estratégias de combate e elaborar um projeto específico de combate a estes insetos para cada imóvel, utilizando as seguintes técnicas integradas:

A – Barreiras de translocação

As BARREIRAS DE TRANSLOCAÇÃO ou barreiras químicas são verdadeiros muros contínuos e homogêneos, construídos sob a edificação e em todo o seu perímetro com produtos de propriedades residuais e desalojantes.

Para construir as barreiras de translocação, pode ser necessário perfurar paredes e pisos a fim de tratar o solo sob a edificação, assim como as áreas de contato das estruturas, paredes, etc., com o solo (terra) ou de acesso destas pragas.

Nesta etapa ressaltamos que os produtos escolhidos e quantidades utilizadas para o tratamento do solo é diretamente proporcional ao tempo que irá manter protegida a edificação. Se utilizada corretamente obteremos de dois a cinco anos de controle, portanto é necessário utilizar quantidades corretas e produtos de longa ação residual.
Estas barreiras levarão à morte os indivíduos presentes, e permanecerão ativas contaminando todos os insetos que vierem a transitar por elas, impedindo futuras infestações e ataques às áreas protegidas.

img_2

B – Tratamento da estrutura da edificação

Nas estruturas das edificações, existem espaços inacessíveis e imperceptíveis às pessoas, mas que oferecem condições de vida ideal aos cupins subterrâneos fornecendo:

  • Alimentação (ex. madeiras de formas abandonadas);
  • Abrigo (espaços internos na estrutura como, caixões perdidos, lajes duplas, lajes entulhadas, paredes duplas, blocos ou tijolos, chafts de redes hidráulicas, elétricas, gás, etc.);
  • Vias de locomoção e invasão (juntas de dilatação, redes elétricas, hidráulicas, gás, etc.).

Portanto estes insetos se adaptam com facilidade a nossas edificações, que além de fornecer alimento, também os protegem de seus inimigos naturais, atuando como verdadeiras fortalezas.

O tratamento destes espaços visa controlar a infestação e impedir que futuramente estas vias possam ser utilizadas como abrigo, locomoção e invasão dos cupins.

C – Tratamento de madeiras e mobiliários

Esta medida de caráter curativo ou preventivo visa proteger madeiras destas e outras pragas. Deve ser tratada toda madeira fixa a estrutura ou alvenaria da edificação.
Utilizamos o método de saturação e impregnação das fibras da madeira, e quando necessário e possível conjugando-os com o de expurgo.

img_3

Característica do sistema CIPRAX – SC:

  • Pode ser utilizado em qualquer tipo de edificação.
  • Protege com eficiência a edificação contra estas pragas.
  • Pode ser efetuado em edificações já construídas ou em construção.
  • Pode ser preciso perfurar pisos e paredes.
  • Precisa desocupar o local durante o tratamento.
  • Deve ser aplicado volume correto de produtos, e com grande poder residual.

O controle é efetivo por dois a cinco anos, dependendo de lençol freático, PH de solo, etc.

Sistema de Iscagem / Sistema para Monitorar, detectar e controlar cupins subterrâneos.

Sistema de Iscagem visa monitorar o ambiente, detectar e controlar infestações de cupins subterrâneos. Este sistema proporciona alta segurança ao meio ambiente pois as iscas são específicas para o controle de algumas espécies de cupins subterrâneos, porem tem restrições de uso e eficiência conforme o tipo de edificação e da espécie de cupim infestante.

Este sistema é composto por:

  • Cápsulas Porta Iscas ou estações de Monitoramento são de plástico rígido utilizadas interna e ou externamente conforme a necessidade, e desenvolvidas para não alterarem esteticamente o ambiente.
  • As Iscas de Monitoramento contém celulose, alimento que atrai os insetos indicando para colônia uma fonte de alimentação disponível.
  • As Iscas de Controle contém alimento (celulose) impregnado por ingredientes ativos que irão eliminar os insetos.

img_3a

Como funciona?

Os cupins possuem dois hábitos marcantes que podemos usar para efetuar o controle, o primeiro é profilaxia que é alimentação boca a boca efetuado pelos operários a todos os indivíduos da colônia e o segundo é o hábito forrageiro que é busca constante de novas fontes de alimento também efetuado pelos operários batedores, e quando localizam o alimento, marcam o caminho através de feromônios, dirigindo os outros indivíduos a buscarem o alimento neste local que passa a ser identificado pela colônia como ponto de alimentação.

Aproveitando destes hábitos para efetuar o controle, inicialmente instalamos os Porta Iscas e as Iscas de Monitoramento em locais estratégicos, como; jardins, estruturas, paredes, forros, e onde necessário, a fim detectar e atrair os operários responsáveis pela alimentação estabelecendo para a colônia local adequado de alimentação.

Após a colônia ter infestado uma determinada Isca de Monitoramento apontando ser um ponto de alimentação a fase seguinte é substituir esta isca por Iscas de Controle, onde agora os operários levarão para o ninho o alimento que irá contaminar os demais indivíduos da colônia através do processo de profilaxia eliminando assim a colônia.

Quando já não houver a presença de insetos neste ponto reinstalamos as Iscas de Monitoramento a fim de comprovar ou monitorar o controle, ou ainda de detectar novas infestações.

Característica do Sistema de Iscagem:

  • Não deixa cheiro de inseticidas no ambiente.
  • Não precisa desocupar armários para efetuar o controle.
  • Não precisa desocupar o ambiente.
  • Segurança ao meio ambiente.
  • Os cupins podem provocar danos durante o período de tratamento.
  • O sistema precisa ter acompanhamento constante e permanente através de vistorias.
  • Não é eficiente para o controle de algumas espécies de cupins.
  • Alguns tipos de edificação ou de situações não viabilizam o uso deste sistema.

CIPRAX- PCP / PAC / PAI / PAR - Programa para controle de pragas.

Programa para controle de pragas.

Este programa foi desenvolvido para um atendimento personalizado em condomínios, indústrias, residências, promovendo eficiente controle de pragas como; baratas, formigas, roedores, pássaros, etc. sem com isto colocar em risco as pessoas e o meio ambiente.

Não é possível estabelecer qualquer solução para controle de pragas baseadas em apenas aplicação de produtos químicos. Visamos dissociar a melhoria de vida das pessoas restringindo a utilização de agressores químicos no meio ambiente de forma descontrolada.

Neste programa serão geradas ações conjuntas de acordo com as diferentes características do ambiente, finalidade de uso da área, hábitos e costumes, pragas infestantes, etc. Estas ações podem ser de ordem, educacional, de procedimentos, estrutura da edificação, aplicações com produtos biológicos ou químicos, barreiras físicas ou mecânicas, monitorado do uso de ingredientes ativos e de produtos para evitar assim o efeito de resistência das pragas e outros fatores que possam comprometer o programa, visando prevenir e controlar infestações.

Para completar o programa, por meio de informações, o cliente é orientado quanto aos cuidados relativos às pragas e as aplicações, além de demonstrativos de resultados e orientações para a prevenção.

Os produtos utilizados são os específicos e registrados para o uso em Indústrias de Alimentos, Hospitais, Residências, etc., e recomendados pelo OMS (Organização Mundialde Saúde), possuindo os mais rígidos padrões de segurança.

METODOLOGIA

Este programa visa um controle por períodos determinados, tendo como fase inicial, vistorias técnicas que irão quantificar e identificar os níveis e locais de infestação, definir metodologias, que poderão ser intervenções indiretas (físicas, educacionais, mecânicas, estruturais, etc.) ou diretas (químicas, biológicas, armadilhas, etc.).

EXECUÇÃO DO TRATAMENTO

Um corpo técnico experiente, formado por engenheiros, biólogos e os melhores especialistas, desenvolverão o projeto de tratamento personalizado, que será implantado por uma equipe de profissionais, supervisionados por um engenheiro de campo, munidos de equipamentos de altíssima tecnologia, importados ou por nós desenvolvidos, proporcionando eficiência, segurança, limpeza e o total respeito às pessoas, ao meio ambiente e ao seu patrimônio.